PGQ-1 IE: Tubulações de PVC para Infraestrutura

PGQ-1 IE - Programa de Garantia da Qualidade de Tubulações de PVC para Infra-estrutura: Água, Esgoto Sanitário e Drenagem

Programa de Garantia da Qualidade de Tubulações de PVC para Infra-estrutura: Água, Esgoto Sanitário e Drenagem está implementado desde 1997, e tem como entidades/empresas promotoras a ASFAMAS, BRASKEM S/A e SOLVAY Indupa do Brasil S/A.

A empresa responsável pela gestão técnica do Programa é a TESIS Tecnologia de Sistemas em Engenharia S/C Ltda.

Destaca-se que em dezembro de 2001, o Programa Setorial da Qualidade de Tubos de PVC para Infra-Estrutura foi cadastrado sob o registro nº 05.20 no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H, sendo o primeiro Programa Setorial da Qualidade cadastrado relativo aos produtos para infra-estrutura.

Durante o seu desenvolvimento, o PGQ-1 IE conseguiu avanços importantes no aumento da conformidade às Normas Técnicas da ABNT e nos requisitos especificados na normalização técnica:

  • Aumento do percentual de conformidade às Normas Técnicas da ABNT: o setor vem mantendo mais de 80% de conformidade dos tubos de PVC para infra-estrutura comercializados no Brasil.
  • Requisitos especificados na normalização técnica: durante a implementação do Programa, as normas técnicas referentes a tubos de PVC para infra-estrutura (ABNT NBR5647, ABNT NBR7665 e ABNT NBR7362) foram revisadas. Os requisitos especificados nestas revisões acompanham a evolução tecnológica do produto e permitem afirmar que os produtos em conformidade a estas normas técnicas terão desempenho satisfatório durante toda a vida útil.